COMO VENCER LEVIATÃ


Objetivo: Identificar a ação de leviatã na vida do crente/líder, as suas estratégias e como vencê-las.
Palavra-chave: "Todas as vezes que deixamos de dar lugar a uma carnalidade, prestamos adoração a Deus, alimentamos o Trono com adoração, prestamos reverência ao Senhor.""Os grandes adoradores possuem um grande rebanho."Sabemos qual o domínio de leviatã, também já conhecemos seu alvo que é imobilizar líderes. Quando você ver um líder paralisado, saiba que a regência de leviatã está sobre ele. O ataque de leviatã é sincronizado e com hora marcada, não é desprogramado.Observe como você conhece pessoas que de tempo em tempo, pode ser de três e três meses ou seis em seis, sofrem ataques. Caminham bem e, de repente, recebem uma taque violento que as faz sair da rota.Leviatã tem hora certa para pegar líderes. Ele vem através da lama que foi colocada no caminho para que possa se arrastar nela. Jô 41 diz que ele se arrasta pela lama: a lama é o pecado. Mas o Senhor nos tirou do charco de lama, do pecado. Leviatã vem escorregando para nos pegar, assaltar e matar. É uma competição de território.Jesus Cristo é o Senhor no céu, na terra e no mar, justamente os lugares onde leviatã faz assaltos e traz transtornos, de forma a distrair e roubar território. A arma de leviatã nós já conhecemos: é a competição. Onde há competição de poder, há um ataque de leviatã.Leviatã quer ter pessoas debaixo de suas garras, por isso deseja os lugares celestiais. Por isso, é necessário denunciá-lo: equipar a igreja sobre as estratégias covardes que leviatã tem destilado sobre nós. Ele tem enfraquecido ministérios, matando lideres, impossibilitando-os de viverem o melhor de Deus. Sabemos que a arma preferencial de leviatã é a competição. Deus habita nos céus, nos lugares celestiais. O Senhor está no Seu alto e sublime Trono e dele não se aparta. A base de Seu Trono é a justiça e verdade. A fidelidade do Senhor chega até os céus do Senhor e se estende além das nuvens (Salmo 36:5).Quando falamos do ataque de leviatã, observamos que ele está competindo nos céus (regiões celestiais). Deus habita nos céus e leviatã quer esse território, porque ele conhece os céus. Ele sabe que os céus são maravilhosos. Ele era adestrado adorador, antes da sua queda, o exemplo é que quando o endemoninhado de Gadara viu a Jesus, correu ao Seu encontro e O adorou. Satanás foi adorador e por isso quer proibir todos de adorar o Senhor. O ataque de leviatã é tomar os céus. Leviatã habita nas regiões celestiais, isso significa que encontrou lugar intermediário. Em nossa vida, leviatã cava o lugar da oportunidade, entra e começa a gerenciar o lugar intermediário.A pergunta é: quais são os lugares intermediários para leviatã entrar? Todo ser humano passa por guerras pessoais; faz parte da humanidade. Todas as vezes que deixamos de dar lugar a uma carnalidade, prestamos adoração a Deus, alimentando o Trono com adoração, prestamos reverência ao Senhor. Jesus, ao vencer leviatã, foi servido pelos anjos.Quando vencemos leviatã, os anjos de Deus nos servem e trazem sobre nós a graça do Reino que esta em Mateus 4:1-11. Então se na hora da dificuldade, você conseguir vencer, O Senhor é honrado e leviatã é destronado. Mas, quando você permite abrir, pelo menos uma brecha, está alimentando leviatã, que ganha vantagem porque sabe que há alguém fora da rota da adoração a Deus. A Igreja (os discípulos) precisa(m) entender que estamos tratando de conquista. A conquista enobrece o líder; a competição destrói. Muitos estão destruídos por causa da competição, porque pensam que podem fazer o mesmo que outros fazem.Leviatã quer competir também com o Espírito Santo. Primeiro ele competi com Deus e agora com o Espírito Santo. O Espírito Santo representa o mover das águas. Os primeiros versículos da Bíblia narram a terra sem forma e vazia, mas citam que o Espírito se movia sobre a face das águas. Leviatã quer competir com o lugar do Espírito Santo e dominar o lugar do Espírito. A primeira competição é com os céus do Senhor. A segunda competição é com as águas. Precisamos conhecer a regência de leviatã e a maneira como se comporta. Em Mateus 14:22-31: Jesus anda sobre as águas, havia uma historia de que o Mar da Galiléia estava povoado de fantasmas, Jesus resolveu quebrar esse mito. Leviatã se intitula senhor das águas, na figura de Iemanjá, Iara, sereia tão comum para tantas crianças que já estão doutrinadas a aceitar essas mentiras porque falta pai e mãe para doutriná-las de forma correta. E Jesus, andando sobre as águas, explicitou que leviatã não tinha poder sobre Ele, mas Ele tem todo o poder sobre leviatã e sobre todas as mentiras que já foram implementadas. Então, o domínio das águas é de Jesus e do Espírito Santo.Quando o líder cede, leviatã vem com o espírito de zombaria. O líder que está debaixo desse domínio de leviatã não suporta ver o outro conquistando, prosperando e dominando território: está doente. As zombarias que fazemos mesmo sem nos dar conta são ações de leviatã em nossa boca. Não zombe da sua casa, da sua família, do quanto você ganha, do carro que você possui.Quando uma pessoa que não conhece os princípios de Deus faz zombaria, tem um peso, mas você, como filho do Altíssimo, ser zombador, tem um peso muito maior no reino do espírito. Não empreste sua boca, a sua essência para leviatã.
Adoração - arma que vence leviatãÉ bom saber que existe uma arma que vence leviatã: a adoração. Onde há um povo adorando a Deus, leviatã não entra. Quando a igreja entra em adoração, afasta leviatã e inopera a ação dele. Quando entramos em adoração, geramos algo no reino do espírito. Adoração é um privilégio que só quem tem são os filhos de Deus. Ainda há alguns que durante a adoração que se portam como meros religiosos. Precisam mudar de atitudes. Quando adoramos entramos em guerra, porque satanás quer roubar a adoração que pertence a Deus. Os grandes adoradores possuem um grande rebanho (ex: Rei Davi).Quando decidimos nos tornar um grande adorador, leviatã tenta dominar duas áreas em nossa vida: o nosso PASSADO e o nosso PRESENTE na tentativa de nos impedir.
PASSADO: Todo nosso passado está na cruz, foi lançado no mar do esquecimento. Leviatã quer ter domínio, quer estar ligado à alma. Mas Deus quer apagar os sentimentos do passado. Há pessoas regidas pelos sentimentos do passado.
PRESENTE: Deus nos dá esperança pelo presente, sinalizando o nosso futuro. Nosso presente e futuro são sinalizados por Deus para que leviatã não ganhe nenhum tipo de vantagem.
É preciso entender que se você é nascido, tem que romper com o passado, viver o presente e avançar para o futuro, porque foi liberto.
Conclusão:O ataque de leviatã é sincronizado: céu, terra e mar, quando ele subiu aos céus a olho nu, foi para que todos vissem que naquele dia encerravam-se o ataque nos céus. Quando andou sobre as águas, provou que dominava as águas e quanto povoou a terra, mostrou que ali encerravam os ataques intermediários. Em Jesus, encerram-se os ataques intermediários de leviatã. O domínio dos filhos de Deus é o céu, terra e mar. Não há lugar para leviatã e nossas vidas, famílias, grupos de crescimento, rede e ministérios.
Graça e Paz.Pr. Mayton Ferreira da Silva
Primeira igreja Batista de Inhaúma - RJ